Recall da Toyota afeta outras montadoras; recalls no Brasil não estão confirmados

Camry1

O assunto que mais repercutiu no mundo automotivo nos últimos dias foi, sem dúvida, os recalls da Toyota e da Honda. No caso da Toyota, 5,3 milhões de unidades foram convocadas na América do Norte e 1,8 milhões de unidades na Europa, já a Honda convocou 646 mil unidades do modelo Fit/Jazz. Porém, o problema que gerou o recall convocado pela Toyota também afetou outras montadoras como a Ford e o Grupo PSA Peugeot Citroën na Europa.

Entre os modelos que sofreram paralisação na produção nos Estados Unidos, estão o Camry, Avalon, Highlander, Matrix, RAV4, Sequoia e Trunda. Apesar no temor dos proprietários brasileiros dos modelos da montadora aqui produzidos, a Toyota não confirmou um recall no país.

Transit1

Porém, o problema não ficou restrito apenas à Toyoya. A Ford decidiu paralisar a produção da Transit Classic, que usa o mesmo pedal dos modelos envolvidos no recall da montadora japonesa, fornecidos pela CTS. O caso da Ford é considerado mais leve, pois desde o lançamento da Transit Classic, apenas 1.600 unidades foram produzidas.

Logo após, foi a vez do Grupo PSA anunciar que convocará cerca de 100 mil proprietários dos compactos 107, produzido pela Peugeot, e C1, produzido pela Citroën, fabricados entre 2005 e meados do ano de 2009. Os modelos compartilham peças com o compacto Aygo, e incluindo o acelerador. Os três modelos são fabricados na fábrica compartilhada entre as montadoras nipônicas e francesas, situada na República Checa.

C1_1

De acordo com Jean-Marc Sarret, porta-voz da PSA, em entrevista à rede de notícias norte-americana Bloomgerg, a campanha de reclall da PSA tem as mesmas características do recall da montadora japonesa.

"O componente defeituoso não é usado em todos os veículos. Isso representa cerca de 10% dos C1 e 107 atualmente em circulação (na Europa)", afirmou Jean-Marc.

Fonte | CarSale

Lobini completa dois anos sem vendas

Lobini5

A Lobini, montadora brasileira que produz o esportivo H1, completou 2 anos sem realizar uma venda do modelo. O carro usa a mecânica Volkswagen, dispondo do motor 1.8 20v turbo, que era usado no finado Golf GTi, e custa em torno de 140 mil reais. Talvez, devido ao preço alto, os consumidores à altura optaram por outros modelos.

Agora, a Lobini afirmou que continua com o plano de desenvolver um carro de corrida em parceria com Oreste Berta, veterano na área de preparação. O gerente administrativo da Lobini, Alexandre Lopes, comentou sobre o modelo.

Lobini6

"Depois de finalizado, avaliaremos se o carro será enquadrado em alguma categoria ou se será criada uma exclusivamente para ele."

A montadora também pretende produzir um novo modelo, desta vez com motor Ford, e muito provavelmente será o 2.0 Duratec Flex, que será usado a partir de março no Focus. O modelo deverá ficar pronto no ano de 2012.

Lobini7

A Lobini ainda aceita encomenda de carros zero quilômetro, mas segundo Alexandre, o mercado está favorável para os semi-novos. A montadora recebe cerca de uma consulta por semana, seja para modelos novos ou semi-novos.

A marca não possui showroom, os carros são expostos no site da montadora e ficam guardados na fábrica da marca, em Cotia (SP). Ao todo, foram produzidas 21 unidades do modelo, sendo 8 em 2005, 8 em 2006, 4 em 2007 e 1 em 2008.

  Fonte | Auto Esporte

Fiat inicia campanha de publicidade para o Novo Uno

Uno_publicidade

A Fiat já começou a trabalhar na divulgação do Novo Uno. A montadora italiana instalou um outdoor na cor vermelha com um gigantesco ponto de interrogação, além de outros espalhados pela propaganda, e a palavra "AGUARDE" em destaque. A estratégia é semelhante à da Volkswagen, que mostrou os novos Gol, Saveiro e Fox cobertos por uma capa. O modelo deve chegar ao mercado no mês de abril, com motorizações de 1.0 e 1.4. Embora muitos já conheçam o Novo Uno com outros flagras, ainda há muitas pessoas desinformadas sobre o assunto.

A Fiat, obviamente, está se empenhando para o lançamento do Novo Uno. O modelo com certeza aparecerá em canais de TV, revistas e jornais. Para a montadora, trata-se de algo inédito, pois não é todo dia em que se renova um carro de sucesso no mercado há 26 anos. Prova desse empenho é o lançamento do modelo em eventos simultâneos.

Fonte | Autos Segredos

Video – Novo Volvo S60 2011

O Volvo S60 ja havia sido revelado em outro video, mas seu interior ainda foi mantido em sigilo. Agora, neste novo vídeo, além de o vermos em ação, conseguimos ter uma prévia de seu interior.

Ainda assim, ainda não foi confirmado seu motor, que deve ser um 1.6 Turbo com cerca de 180cv. Entretanto, no início de fevereiro a Volvo deve revelar as infrmações oficiais, e o exibir pela primeira ves em março no Salão de Genebra. A produção do S60 2011 começa no segundo semestrte de 2010 na fábrica belga de Ghent e ele deve desembarcar no Brasil até o fim desse ano.

Honda anuncia recall para 646.000 unidades do Fit

N_GALERIA_2080_2

Assim como a Toyota fez nesta quinta-feira, a Honda convocou nesta sexta-feira (29) um recall mundial para cerca de 646.000 unidades do modelo Fit. Que inclui países como Japão, China, Tailândia, Malásia, Índia e todo ou parte do continente da Europa. No Reino Unido, por exemplo, onde o modelo é chamado de Jazz, 171.372 proprietários do modelo deverão levar seus veículos às concessionárias da montadora japonesa.

N_GALERIA_2076_2 N_GALERIA_2078_2

O problema está no conjunto do acionador principal do vidro elétrico localizado na porta do motorista, afetando unidades fabricadas entre os anos de 2002 e 2008. Segundo a Honda, quando o conjunto fica exposto a líquidos, como a água da chuva, pode ocorrer problemas no funcionamento do conjundo, impedindo a abertura ou fechamento do vidro, ou até mesmo gerando um curto-circuito na parte elétrica, podendo levar a um superaquecimento ou, até mesmo, um incêndio na parte interna do veículo.

Jazz1[4]

Segundo a Honda, nem todos os carros terão o acionador central do vidro elétrico trocado, mas eles receberão um revestimento interno a prova d’água.  Apesar dos problemas, a Honda ainda não confirmou o recall para o Brasil. A montadora japonesa diz que iniciou os estudos para ter certeza se o defeito atinge as unidades do Fit brasileiro, que é produzido em Sumaré, em São Paulo. Ela divulgou a seguinte nota:

"Com relação ao recente anúncio do recall do Honda Fit em alguns mercados, a Honda Automóveis do Brasil, em conjunto com sua matriz no Japão, está analisando se o problema encontrado também abrange os veículos produzidos em território nacional. Tão logo tenhamos uma posição, voltaremos a informar."

Fit2[1]

Fonte | Carro Online

Ferrari 599 híbrida está confirmada para Genebra

Ferrari-599_GTB_Fiorano_One-to-One_2009_800x600_wallpaper_01

Na apresentação de seu carro para a temporada 2010 de Fórmula 1, a Ferrari confirmou o lançamento de um modelo híbrido para “os próximos anos”. Será o 599 Hybrid, que em em Março, durante o Salão de Genebra, será mostrado.

O 599 Hybrid deve contar com um pequeno motor elétrico movido por baterias de lítio. A recarga seria feita pelo motor a combustão, e ele contaria com um sistema semelhante ao KERS da Fórmula 1, que recupera a energia cinética das travagens.

Ferrari-599_GTB_Fiorano_2006_800x600_wallpaper_03Ferrari-599_GTB_Fiorano_2006_800x600_wallpaper_0b

A tecnologia Start&Stop, que desliga o motor sempre que o carro para, também será usada, em conjunto com um poderoso motor V12. A imprensa italiana aposta em uma economia de 35% no consumo, fazendo com que o consumo médio desça de 3,7km/l para 5,4km/l. O lançamento deste híbrido só deve acontecer em 2012 ou 2013.

Fonte | Autoblog

Peugeot 207 Quicksilver é flagrado no Brasil

207blog2

O 207 Quicksilver chegou há poucas semana à Argentina. Produzido no Brasil como os outro 207, a Peugeot confirmou seu lançamento no Brasil, sem especificar data. O leitor Lucas Menotti Gomes do blog Car Point News flagrou a nova versão na concessionária Toulon, em Belém (PA).

A versão começar a ser distribuída antes do lançamento. Alguns concessionários estão ansiosos pela versão, pois a versão Quicksilver do 206 foi um sucesso de vendas.

207blog23

Além de o dono ganhar produtos da grife Quicksilver, ele terá um bom pacote de ítens de série e teto solar. O motor será o mais potente da linha, o 1.6 16V Flex.

Fonte | Car Point News

Primeiras imagens do McLaren MP4-25

Mp4-25mclaren_mp4-25_02

A McLaren apresentou hoje seu monoposto para a temporada 2010 de Formula 1, o novo MP4-25. Com design bem mais moderno que o do carro de 2009, ele adota a "barbatana de tubarão" sobre o motor, que a RBR usou na temporada passada.

mclaren_mp4-25_00

Os pilotos da McLaren Mercedes serão os campeões mundiais Jenson Button e Lewis Hamilton. O primeiro teste do novo carro acontece segunda-feira em Valência, na Espanha. Porém, quem estará ao volante será o piloto de testes Gary Paffett.

mclaren_mp4-25_01

Fonte | Globo Esporte

Volkswagen Tiguan 2010 ganha sistema que estaciona o carro

D30_0154

Além de ganhar painel de instrumentos e comandos do ar condicionado do Passat CC, o Volkswagen Tiguan 2010 chega ao Brasil com um novo ítem opcional, o sistema Park Assist. O sistema deve ser acionado ao lado da vaga paralela onde ele deve ficar.  Um sensor posicionado na lateral do para-choques dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan, enquanto o condutor leva o carro para a frente, para iniciar a manobra.

D30_0173D30_0160

O espaço disponível é mostrado em um display no quadro de instrumentos. Se ele couber na vaga, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o motorista só precisa controlar a velocidade pelo pedal do freio.Em vagas mais apertadas, o motorista pode precisar movimentar o carro para frente, mas o Park Assist continuará no comando do volante até o carro estar corretamente estacionado.

D30_0337copyD30_0491copy

O modelo também ganha uma câmera traseira para auxiliar em vagas perpendiculares. Mas este sistema tem seu preço, R$ 3.765. Logo este sistema também estará disponível para a linha Passat. A Volkswagen também ampilou o número de concessionárias premium para 180, só nelas são vendidos os modelos mais caros da marca.

D30_0417copy

Fonte | Volkswagen

Linha “R” da Volkswagen pode virar divisão esportiva

db2009au01434_media

A Quattro GmbH prepara os modelos “S” da Audi. E parece que a Volkswagen ficou com ciúmes e quer criar uma divisão especial para  preparar os modelos da linha “R”. É o que revelou o site Inside Line.

DB2009AU01441DB2009AU01431

Além de fazer modelos mais apimentados que os atuais carros da linha “R”, haverá a possibilidade de fazer alterações no veículo de acordo com a vontade do cliente. O anúncio oficial da suposta “R GmbH” pode acontecer no Salão de Genebra, em Março.

Fonte | Inside Line

Golf VI é eleito o carro mais seguro de 2009 pelo Euro NCAP

Golf_EuroNCAP

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) avalia anualmente no quesito segurança os carros que são lançados no ano correspondente, obviamente, na Europa. O Golf VI foi considerado o carro mais seguro de 2009.

Em seguida, vem os modelos Honda Insight e Toyota Prius, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Logo após aparece o Hyundai i20, em quarto lugar, e depois, em quinto lugar, os empatados Toyota Avensis, Volvo XC60 e o Opel Astra. A presença de um carro da Volvo no ranking já era esperado, devido a sua fama de produzir carros seguros. A presença de carros ecologicamente corretos no ranking, como o Toyota Prius e o Honda Insight, é positiva.

Confira abaixo o ranking do Euro NCAP:

euroncap 2009

Fonte | EuroNCAP

Ford volta a obter lucro após anos

Ford-Focus_Sedan_2011_800x600_wallpaper_07

Não parece, mas esta notícia vem de uma montadora que se apertou para enfrentar a crise do ano passado. A Ford, que desde 2005 não conseguia obter lucro, conseguiu, em 2009 voltar a lucrar com seus veículos. Foram  US$ 2,7 bilhões de lucro líquido. No ano retrasado, o prejuízo da Ford chegou a US$ 14,7 bilhões.

Segundo o chefe executivo da  Ford, Alan Mulally, esse resultado foi obtido por um grande corte de custos, redução das dívidas e uma política de preços mais agressiva de venda. O desafio da Ford agora é combater suas dividas, que giram em torno de US$ 34,7 bilhões.

 Ford-Fiesta_2011_800x600_wallpaper_01Ford-Fiesta_2011_800x600_wallpaper_06

Esse resultado positivo animou os executivos da empresa, que esperam vender 570.000 automóveis em 2010, acima dos 550.000 previstos anteriormente. A Ford foi a única grande fabricante dos EUA que não recebeu ajuda do governo em 2009, para enfrentar a crise.

Fonte | Carro Online

Mercedes-Benz começa a produzir a SLS AMG

SLS1

A Mercedes-Benz, enfim, começou a produção da SLS AMG. O local da produção do superesportivo será a maior fábrica da montadora alemã, em Sindelfigen, na Alemanha. O modelo está com uma grande aceitação no mercado e superou as expectativas da montadora. Palavras do próprio diretor de vendas e marcas da Mercedes, Joachim Schmidt. O novo modelo substituirá o SLR Mclaren.

O motor, um 6.3 V8 de 571 cavalos, virá da AMG, que segue a tradição de que um motor só será montado por um mecânico do começo da montagem até o fim. Já a produção do chassi e da carroceria de alumínio do novo modelo ficará sob responsabilidade da empresa austríaca Magna Steyr, em parceria com a Mercedes-Benz desde o ano de 1979.

SLS2

Em Sindelfingen, a montagem do carro será feita praticamente artesanalmente. Tudo isso para realizar um modelo praticamente perfeito e bem montado, e os donos terão que pagar um preço alto por isso (não tão alto para seus consumidores). As primeiras unidades do modelo serão entregues a partir do final de março. E os futuros donos aguardarão ansiosamente.

SLS3 SLS4

Fiat Strada Trekking 1.8 sai de linha para a chegada da Sporting

trekking_1-8_ce_0002

O lançamento da Strada Sporting já está demorando. A Fiat revelou no final  do ano a versão esportiva de sua picape compacta, e pelo jeito já está a caminho. Segundo nosso amigo Marlos Vidal do site Autos Segredos, a Fiat já não comercializa mais a Strada Trekking com motor 1.8 Flex, ficando apenas com a versão 1.4 flex.

895_2_preview

O modelo, inclusive, já não está mais no site da fiat. A versão esportiva da Strada deve chegar acompanhada do Siena Sporting, dentro de algumas semanas. As duas versõe marcam o fim do motor 1.8 flex de 115cv, que neste ano começa a ser substituído pelo novo motor 1.6 16v flex da Tritec.

Siena  sporting1[13]

Fonte | Autos Segredos

Ferrari apresenta oficialmente o F10

f10_ferrari_hi_03

A Ferrari apresentou hoje oficialmente seu carro para a temporada 2010 de Formula 1. A combinação das cores branca e vermelha retorna à pintura do monoposto, que será pilotado por Felipe Massa e por Fernando Alonso, que foi declarado oficialmente piloto da Ferrari no mesmo evento.

f10_ferrari_hi_00

O lançamento do F10 foi transmitido em tempo real, via internet, e contou com a presença de Stefano Domenicali (chefe da equipe escuderia), Aldo Costa (coordenador de projeto), e com os pilotos de teste, Fisichella, Luca Badoer e Marc Gené.

f10_ferrari_hi_02

O F10 dessa temporada ganhou tanque de combustível maior, que poderá garantir combustível para toda a corrida, sem necessidade de reabastecimento, que foi proibido. Por causa no novo tanque, a parte central do carro ficou mais larga, assim como o bico do carro. Na traseira, o modelo incorpora o famoso difusor duplo. Para a primeira corrida, dia 14 de março no Bahrein, deverão ser feitas alterações aerodinâmicas.

Fonte | Autoblog

Projeção – Volkswagen Saveiro Cross

Saveiro Cross2

Em breve, ainda neste semestre, a nova Volkswagen Saveiro ganhará uma nova versão topo de linha  até o final de fevereiro. Batizada de Cross, ela deve ser semelhante a esta projeção feita por mim, e pelo nosso amigo Leonardo Figueira. A Saveiro Cross será equipada com o motor 1.6 VHT flex de 104cv.

As diferenças não ficarão só na parte externa, no interior ela terá novos apliques com o dever de passar um apelo mais Off-road. A Volkswagen também estuda disponibilizar o câmbio I-Motion - que  já é ofirecido no Fox, Polo, Gol e Voyage - também na Saveiro.

Miniaturas revelam como será o Touareg 2011

touaregjuguefilt00

Agora, quando um carro não é descoberto por registro de patentes, aparece como miniatura. Dessa vez, quem foi revelado foi a nova geração do Volkswagen Touareg em miniatura da Schuco.

Pelo o que as fotos mostram, o novo Touareg sequirá o design dos atuais modelos da Volks, em especial o Golf, o que o deixou com um “ar” mais esportivo. Pouco deve mudar em sua estrutura, mas muda para o deixar mais leve.

touaregjuguefilt01

Os motores serão mantidos, um 3.6 V6 e um 4.2 V8, mas deverão ser mais econômicos. O lançamento é aguardado para março no Salão de Genebra, mas as vendas só começam no final do ano. Dessa geração também surgirá uma versão híbrida, que deve começar a ser vendida em 2011.

Fonte | Autoweek

Grupo PSA confirma produção do 308 Sedan

408_hi_08

O presidente da PSA Argentina, Osvaldo Baños, confirmou o lançamento de um carro médio da Peugeot para este ano, além dos novos Peugeot Partner e Citroën Berlingo (que, nesse caso, trata-se de uma reestilização), fabricados na fábrica de El Palomar, próximo a Buenos Aires.

Sem especificar que estava falando do 308 Sedan, o executivo declarou: "É um carro totalmente novo. Não está sendo produzido em outros lugares e não será um modelo exclusivo da América Latina. Será feito em outros países também".

408_hi_10

Em entrevista ao jornal "La Nacion", Baños foi questionado sobre o motivo do mercado brasileiro ser mais forte do que o argentino. "O Brasil cresce mais que a Argentina por causa dos carros pequenos. Cada vez mais há gente que acessa o mercado automobilístico e opta pelos pequenos. Isso gera uma dinâmica que acaba por afetar a Indústria nos dois países", afirmou Baños.

408_hi_00408_hi_01

O grupo PSA já esclareceu que, enquanto a Argentina fabrica carros médios (como Peugeot 307, Citroën C4 hatch e C4 Pallas), no Brasil são fabricados carros pequenos (Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e C3). "O 207 nós compartilhamos", completou. Ele admite que, em 2009, a PSA desacelerou alguns projetos, exigindo ajustes. A 207 Pickup foi um dos projetos adiados, e será lançada agora em março.

408_hi_14

Fonte | Interpress Motor

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme