SAAB 9-X BIOHYBRID CONCEPT

A marca Sueca Saab levará ao Salão de Genebra seu novo protótipo, O Saab 9-X BioHybrid, que parece adiantar o design que poderá ser utilizado no Saab 9-1 quanto chegar ao mercado europeu, no final de 2009 ou início de 2010.

O hibrido conta com um sistema formado por um motor elétrico e um a combustão interna, que é um 4 cilindros em linha, 1.4 16 válvulas, injeção direta e conta com turbocompressor com 1,6 BAR, com potência máxima de 170 CV a 5.200rpm e torque máximo de 23,44 kgfm obtidos a 1.500 rpm. O motor a gasolina também pode ser abastecido com E85, mistura de 15% de gasolina com 85% de etanol, com esse combustível o carro atinge 200 CV a 5.000 rpm e torque máximo de 28,54.

O motor elétrico usa baterias de lítio-íon . O protótipo dispõem de freios regenerativos e sistema start/stop, possui transmissão de 6 velocidades com trocas no volante, o sistema corta a injeção de combustível quando a uma mudança de marcha, semelhante ao usado em carros de corrida, e serve para fazer com que as trocas de marcha saiam perfeitas, aumentando a autonomia.

Com gasolina o Saab x-9 BioHybird faz 0 a 100km/h em 8,3 segundos e alcança 192km/h, com E85 ele faz 0 a 100km/h em 7,9 segundos a atinge velocidade máxima de 216km/h. com E85 ele faz 15,62 km/l e emite 105 gramas de CO2 por km. Com gasolina faz 20,40 km/l mas polui mais, 117 gramas de CO2 por km.

Possui rodas de 21 polegadas calçadas em pneus 245/35R21, os discos de freios ventilados estão presentes nas quatro rodas com diâmetro de 345 mm, tanto na frente como atrás, fato incomum, já que a maioria dos modelos possuem discos maiores na frente. Para reduzir o consumo, a partir de 70km/h um aerofólio se destaca da carroceria, melhorando a aerodinâmica.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme