Mini Cooper começando a chegar ao Brasil
No Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, a BMW anunciou que começaria a importação oficial dos modelos da Mini, para o Brasil. Já er apenas questão de tempo, para que eles comecem a rodar no país, já que alguns testes de homologação e adaptação de estradas e combustível já estavam sendo feitas pela marca.
O primeiro lote do hatch já desembarcou em Santos, junto com vários BMWs e Land Rovers, como provam as imagens divulgadas na internet. A única versão que veio nesse lote foi a Cooper, equipada com um motor de 1,6 litro de 120 cv. Ela é a versão intermediária do modelo, tem bom desempenho, em consideração ao baixo peso do Mini.
Estarão disponíveis aqui três versões do carrinho: o Mini Cooper, o Mini Cooper “S”, e o Mini Cooper Clubman.A motorização básica é quatro cilindros de 16V e potência de 120cv, a versão “S” tem turbo compressor que eleva a potência para 175cv, e traz em seu capô um par de listras que lhe diferenciam da versão menos potente, o consumo médio varia entre 12,6 e 14,4km/l na cidade e 18,5 e 22,2km/l na estrada. O modelo Clubman, é, na prática sua versão perua, tem 22 centímetros a mais de comprimento.
E como se sabe que não são importadas de forma independente? simples: Há no para-brisa documentos que identificam a empresa responsável pela importação. Repare que está escrito o nome "BMW AG", a BMW é a proprietária da marca Mini.
Segundo a BMW os automóveis serão oficialmente lançados, e chegarão às lojas, em abril pouco tempo antes de se iniciarem a importação do Smart Fortwo e do Fiat 500. A BMW espera vender cerca de 800 unidades no primeiro ano de atuação no país, passando para 1.000 veículos no ano seguinte. Em São Paulo, onde deve ser inaugurada a primeira autozidada da Mini, a loja ficará na avenida Rebouças e logo em seguida, duas novas revendas deverão ser abertas, uma em Curitiba e outra em Belo Horizonte. Produzido atualmente na Alemanha, acredita-se que o Mini Cooper tenha preços à partir dos R$ 90.000.