Quando o Gás Natural Veicular vale a pena

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O Gás Natural Veicular (GNV) é reconhecido em todo mundo como um dos mais seguros entre os combustíveis. É mais limpo e menos tóxico. Dissipa-se rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de qualquer explosão ou incêndio. Ele, por produzir uma queima mais leve e uniforme, tem um impacto mínimo sobre o meio-ambiente. Estima-se que a emissão de monóxido de carbono é reduzida em até 90%. Não há notícias de cilindos de GNV que tenha tido fissuras ou explodido, já que suas paredes são altamente resistentes.

Cuidado na instalação!

Há quem queira gastar o mínimo possível e ao mesmo tempo, quer um carro mais econômico e que não lhe traga problemas. As oficinas menos técnicas querem baixar custos para poder garantir a venda. Estes são os ingredientes básicos do bolo de conversões de má qualidade encontradas no mercado com uma freqüência assustadora.

Algumas peças são muito importantes, como o variador de avanço. Só que isto tem custo e na tentativa de fazer o preço cair ao máximo, muitas oficinas não instalam o bichinho. Sem o variador, temos uma grande probabilidade de estouros, tecnicamente chamados de back fire.

Para fazer o carro ficar econômico, há quem use o recurso de reduzir a proporção de combustível/ar, provocando o que se chama de mistura pobre. Isto encurta a vida do motor que esquenta demais na câmara de combustão e aumenta muito o risco de back fire, que pode fazer com que o carro exploda no abastecimento, sem falar no aumento de emissões de gases poluentes.

estar bem regulado com mistura ideal não só em marcha lenta, mas o tempo todo, seja numa subida a plena carga ou numa descida com freio motor. Isto só é possível utilizando no mínimo um kit gerenciado; a utilização do variador de avanço para aumentar o tempo disponível para queima do GNV e um sistema de ignição (cabos, velas e bobina) em perfeito estado. Com um correto nível de mistura, a temperatura do sistema cai, preservando o motor.

O motorista somente terá de se preocupar em manter a gasolina em circulação no sistema mantendo o veículo abastecido com cerca de ¼ já que a gasolina poderá estragar no tanque após três meses sem uso, e se for possivel, use gasolina aditivada, ou somente adicione aditivos, para alcool ou gasolina, isso ajudará a limpar impuresas do motor.

Uma boa opção são os veiculos que já saem de fábrica com o Kit GNV, isso evita a eventual perda de garantia da parte mecãnica do veiculo. Atualmente, somente há no mercado de 0km o Siena tetrafuel(alcool, gasolina brasileira, GNV e gasolina pura), porém entre 2004 e 2005 houve o Astra MultiPower. Ambos os carros são muito usados por taxistas. Algumas revendedoras já oferecem a instalação do kit GNV no momento da compra do veículo, sem perda da garantia. Porém, ainda é uma adaptação.

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Desvantagens

Perda da garantia de fábrica do veículo: A regra vale para todas as marcas, qualquer alteração feita na parte elétrica ou mecânica do veículo implica em perda da garantia. Isto é, instalado um sistema de alarme, sistema de som ou sistema para uso do GNV, a garantia de fábrica é perdida. Vale lembrar que, geralmente, a garantia tem duração de um ano e que hoje existem diversas concessionárias executando serviços de instalação nos veículos. fazendo-as nelas, a garantia é mantida, mas custa mais caro.

Maior desgaste dos cabos de vela: por serem mais exigidos, a vida útil pode cair de 30.000 km para 15.000 km. Por isso, é que existe no mercado até algumas velas específicas para uso em carros a gás.

Envelhecimento da gasolina: A gasolina envelhece, perdendo quase todas as suas propriedades após três ou quatro meses parada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade, ou até menos, em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto.

Perda de espaço: Uma das maiores queixas sobre os GNVs é que eles têm um espaço para passsageiros menor do que os veículos a gasolina. A razão disso é o precioso espaço cedido na área de carga e no porta-mala para acomodar os cilindros de combustível. porém em alguns carros (Doblò, Zafira e pick-ups médias), é possivel instalar sob o carro.

Subtituição das molas: O Kit GNV pesa de 80kg a 110kg, portanto, se instalado em veículos de passeio ele pode ficar com a traseira arriada, implicando no troca das molas traseiras, que custa até  R$ 300,00 e não está incluido no Kit.

Vantagens

Qualidade: A qualidade do GNV é garantida, sendo apenas retiradas algumas impurezas e umidade. Praticamente vem direto para o consumidor final, livre do risco de sofrer qualquer manipulação por parte de pessoas inescrupulosas. Ou seja, o GNV não pode ser adulterado.

Economia: Além de econômico a conversão possibilita, em  alguns estados, uma redução de até 75% no valor do IPVA e proporciona uma média de economia de até 70% sobre o valor litro da gasolina.
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O Combustível Menos Poluente: O GNV reduz sensivelmente o impacto ambiental.

Maior vida útil do motor: Reduz custos com lubrificantes e manutenção. O gás natural é um combustível seco, por isso não dilui o óleo lubrificante no motor do veículo.

Limpeza da injeção: por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.

Aumento da vida útil do óleo: já que não há contaminação do lubrificante, o prazo de troca pode aumentar 1000 ou 2000 km.

Aumento da vida útil do escapamento: não há o acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, por isso, o sistema dura até 20% a mais do tempo.

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