Jeep apresenta novo Grand Cherokee em Nova Iorque
Atualização: fotos e vídeo
Mesmo com dificuldades financeiras, o grupo Chrysler parece não se abalar. A prova disso é a apresentação do novo Grand Cherokee da Jeep no Salão Automóvel de Nova Iorque. O seu lançamento apenas será ano que vem, como ano/modelo 2011, mas a Jeep, e já está apresentada no salão norte-americano, na versão de produção.
O novo Grand Cherokee apresenta-se como uma importante evolução em relação à anterior. A elevada linha das janelas lhe dá, um ar robusto e dinâmico, o que é contribuído pelos novos faróis dianteiros, que recuperam a antiga forma retangular, afirmando um caráter mais agressivo, ao mesmo tempo que recupera a herança histórica do modelo. A plataforma é, também uma evolução da anterior, com a distância entre eixos maior em 13,4 centímetros, beneficiando o espaço interior, mas mantendo a lotação para cinco ocupantes.
Para o mercado norte-americano, a Jeep vai dar-lhe, novos e mais eficientes motores de seis cilindros, alguns dos quais podem também funcionar a etanol E85. A entrada na gama ficará a cargo de um V6 de 3,6 litros com 280 cavalos. A marca norte-americana fala de uma melhoria no consumo na faixa dos 11% em relação à versão anterior. Não irá faltar o HEMI de 5,7 litros com 360 cavalos, com a função de desativação dos cilindros para reduzir o consumo de combustível. A versão europeia irá contar com os robustos motores diesel, embora a marca não tenha feito qualquer referência a eles.
A nível tecnológico, o novo Grand Cherokee vai contar com a suspensão a ar Quadra-Lift, que aumenta ou reduz a distância ao solo, e o sistema Select-Terrain que assegura a melhor divisão de tração pelas quatro rodas, através de quatro modos para a condução no offroad.