Governo alemão fecha acordo e Magna é a nova dona da Opel

opel_fiat_magna

Finalmente, após tanta discussão, o governo alemão chegou a um acordo no que diz respeito à Opel. E sua nova proprietária será a canadense, fabricate de peças, Magna. Essa negociação foi apoiada pelo banco estatal russo Sberbank e pela montadora russa de caminhões GAZ. O governo alemão emprestará 1,5 bilhão para que a Opel continue suas operações.

Só se chegou à um acordo após seis horas de negociações no gabinete da chanceler alemã Angela Merkel, e ele ainda precisa de uma aprovação final, mas parece ter imunizado a Opel e seus 50 mil funcionários na Europa, de um pedido de falência da GM, esperado para a próxima segunda-feira. E  já convocou jornalistas à entrevista coletiva para tratar do assunto.

O acordo prevê que a GAZ fabrique veículos da Opel na Rússia, financiada pelo Sberbank (que deve ficar com 35% da Opel). Isso foi feito, visando a proteção da Opel de cobranças, caso a americana GM peça concordata (ou recuperação judicial, no Brasil). 09148116

No dia de ontem, a Magna e GM já haviam chegado à um acordo preliminar, e apresentaram, então, à especialistas do governo alemão, entre eles ministros e técnicos. Á noite, o acordo foi avaliado pelo governo alemão. Que por sua vez, protegerá parte do negócio. Agora, o futuro da Opel se tornou prioridade do governo daquele país.

A venda da Opel, que também era cobiçada pelo grupo italiano Fiat, é um dos últimos passos da GM, em busca de sua reestruturação. Ela tem como prazo a próxima segunda-feira (1º), para enviar seu projeto de reforma ao governo norte-americano, em troca de mais empréstimos, a fim de evitar sua concordata.

A Fiat havia reforçado ontem (29) seu interesse na Opel, embora houvesse anunciado que não participaria das reuniões com o governo alemão. Para o grupo italiano, que já fechou parceria com a Chrysler após seu pedido de concordata, não foi certo, a Alemanha imposto mais requisitos e ter aumentado o preço pela negociação.

Fonte: Folha online

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme