Rede GPS mundial pode começar a falhar em 2010

gps

Foi divulgado hoje (20), pelo Government Accontability Office (GAO), órgão governamental norte-americano, um relatório que alerta, que a atual rede de satélites ao redor da Terra, que compõem o Sistema de Posicionamento Global (GPS), poderá entrar em colapso já no próximo ano, com o surgimento de algumas falhas para os usuários.

O sistema GPS, foi desenvolvido, implantado e é atualmente controlado pelo Departamento de Defesa dos EUA. No documento, o GAO diz que essas falhas podem ocorrer devido a atrasos, má gestão e investimento abaixo do necessário por parte da Força Aérea norte-americana.

Além da aplicação mais comum no uso civil, na elaboração de rotas para deslocamento entre cidades, o governo dos EUA está principalmente preocupado com a questão de segurança nacional, pois, pois, a China, Índia e Rússia trabalham em sistemas semelhantes que podem substituir a atual rede GPS. De acordo com o órgão, a solução é, que o Departamento de Defesa dos EUA “invista no desenvolvimento do GPS IIIA para manter o nível de qualidade a que o governo dos EUA está comprometido em oferecer”.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme