Fia decide as 13 equipes da F1 2010, mas o impasse se mantém
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou hoje (12) as 13 equipes inscritas no Campeonato Mundial de Fórmula 1 2010. A lista inclui três novas equipes e as dez que disputam o atual campeonato, ainda que cinco delas mantenham uma inscrição condicional. A associação de equipes (FOTA) já pediu a intervenção do Conselho Mundial de esportes.
Começando pelas equipes atuais e confirmadas: Williams, Force Índia, Ferrari, Red Bull e Toro Rosso. As duas primeiras já tinham confirmado a inscrição incondicional no campeonato, devido aos seus compromissos comerciais com a FIA. As que estão inscritas condicionalmente são a Brawn GP, McLaren, Renault, Toyota e BMW-Sauber.
As três novas equipes são a Team US F1, Campos GP e Manor GP, todas com motor Cosworth. A equipe norte-americana de Ken Anderson e Peter Windsor já estava anunciada há muito tempo; a equipa espanhola do ex-piloto de F1 Adrián Campos foi campeã na GP2 e também era dada como certa. A surpresa é a britânica Manor, dirigida pelo antigo piloto John Alfred Booth, com apoio técnico de Nick Wirth. Criada em 1990, a equipe teve sucesso na Formula Renault e Formula 3 Euroseries.
A decisão anunciada pela FIA não agradou a associação de equipas, que escreveu uma carta pedindo a intervenção do concelho mundial de esportes. Apesar de ter duas equipas suspensas (Williams e Force Índia) e três outras inscritas no próximo Mundial (Ferrari, Red Bull e Toro Rosso), a FOTA afirma estar unida.