GM faz acordo para vender Saturn à Roger Penske

roger_penske_saturnA General Motors (GM), fez um acordo preliminar para vender a marca Saturn ao ex-piloto e empresário Roger Penske, confirmaram as duas empresas nesta sexta-feira. Penske assinou um memorando de investimentos que dará a seu grupo, a gigante varejista do setor automotivo Penske Automotive Group, 350 concessionárias da Saturn.

Em teleconferência com jornalistas, Roger Penske, proprietário da cadeia de concessionárias, se recusou a revelar o valor da transação e disse que a venda deverá preservar cerca de 13 mil empregos. Penske espera fechar o negócio no terceiro trimestre deste ano.

Segundo ele, cada um dos 350 revendedores da marca Saturn terão ofertas para continuar vendendo os veículos. A cadeia de concessionárias vai assumir as marcas, as operações de serviços e peças e as operações de distribuição relacionadas à Saturn. "Nós vamos ter uma companhia completamente independente", disse Roger Penske.

saturn-aura-xr-gray 2009_saturn_sky_redline_main630_02-0212-630x360

Além de assumir a Saturn, a Penske irá fechar acordos com várias montadoras, incluindo a própria GM e a francesa Renault, que permitirão à cadeia de concessionárias Saturn à comprar veículos dessas montadoras, completando sua gama de modelos.

A Penske já possui um acordo exclusivo com a alemã Daimler, que permite que a empresa distribua os minicarros Smart da companhia alemã nos Estados Unidos. Mas a Smart tem sua própria rede de revendedores, e os da Saturn continuarão a distribuir exclusivamente sua marca.

A GM pediu concordata na última segunda-feira (dia 1) e, como parte de seu plano de reestruturação, planejava vender a marca que lançou em 1984 como um "um tipo diferente de empresa de automóveis" para enfrentar concorrentes estrangeiras, como a japonesa Toyota. A montadora ainda está trabalhando para vender a Saab, sua unidade na Suécia, e fechou um acordo prévio para vender parte da divisão alemã Opel para a fabricante de autopeças canadense Magna International.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme