Automóveis e utilitários terão de reduzir suas emissões até 2014

saveiro-2010

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou na tarde de ontem (2) uma resolução que estabelece novos limites de emissões de poluentes, para veículos leves e utilitários.

Carros movidos a gasolina e álcool saídos de fábrica a partir de 2014, quando a medida entra em vigôr, deverão emitir em média, 33% menos poluentes. Já veículos movidos a diesel terão de se adaptar até o início de 2013. Essa determinação faz parte do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

A emissão de monóxido de carbono (CO), por exemplo, foi fixada no Brasil em 1,3 g/km (no caso de veículos que pesam até 1.700 quilos) e 2 g/km (no caso de veículos de maior peso), enquanto nos países da União Europeia, desde 2005, o limite é 1 g/km (válido para veículos que pesam até 2.610 kg).

fiat

O corte nas emissões do monóxido de carbono, no caso dos veículos que pesam até 1.700 kg, será de 35% (passará dos atuais 2 g/km para 1,3 g/km). Os veículos de maior peso passarão dos atuais 2,7 g/km para 2 g/km (queda de 26%). Enquanto isso, nos países da União Europeia, desde 2005, o limite é 1 g/km para veículos que pesam até 2.610 kg.

A fiscalização da conformidade dos modelos, ficará nas mãos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ela já afirmou que as montadoras cumprirão os novos limites e prazos.

Fonte | Motorpasión Brasil

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme