Renault Duster chega custando a partir de R$ 50.900

04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_01

Desde que chegou ao mercado o Ford EcoSport nunca encontrou um modelo com suas mesmas características e preços para chamar de concorrente. Até agora. O Renault Duster acaba de ser lançado no Brasil, com várias características semelhantes, como o projeto baseado em um compacto e opções de motores 1.6 e 2.0, com câmbio automático e tração 4x4 disponíveis. Mas vai além em outros pontos.

04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_08
Derivado do Sandero, o Renault Duster promete o interior mais amplo dos SUVs compactos, e um porta-malas quase 200l maior que o do Ford EcoSport: 475 contra 296 litros. A versão 4x4, que teve que alojar seu estepe no porta-malas por conta do diferencial traseiro, tem 400L de capacidade.04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_10
O Duster já é vendido na Europa há quase dois anos, mas por lá suas semelhança com o Sandero fica mais perceptível, por conta do interior idêntico. Além de criar um novo design para o Mercosul, o centro de design da montadora para a América Latina desenvolveu novos para-choques e grade, além de um novo painel, quadro de instrumentos e um porta-trecos para o  teto. Estes são alguns dos 774 componentes modificados.
04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_44_Interior
A Renault gosta de dizer que tem agora um verdadeiro SUV. O Duster tem bons ângulos de entrada e de saída, de 30 graus e 35 graus, o que ajuda a ultrapassar obstáculos, mas é a tração 4x4 que o faz um verdadeiro SUV. Uma das versões mais caras, a Dynamique 4x4 conta com seleção da tração eletrônica, feita pelo motorista por meio de um botão no painel com as posições 2WD, Auto e Lock.
03_Renault_Duster_Dynamique___Imagem_06_Interior_cambio_automatico
No modo 4x2 (2WD) a distribuição de torque é feita nas duas rodas frontais e, em condições de piso seco e aderente, o motorista conseguirá otimizar o consumo de combustível do veículo. Já na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso. A função “Lock” permite ao veículo trafegar em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia e é programada para ser desativada, de forma automática, quando o veículo ultrapassa 80 km/h. Mas não há controle de tração e estabilidade entre os equipamentos de série, nem entre os opcionais.

Versões e preços

Duster 1.6 16V - R$ 50.900
01_Renault_Duster___Imagem_01
Versão de entrada, sem direito a nome, tem tração 4x2 e traz sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex, regido por um câmbio mecânico de cinco marchas. Esta versão já vem equipada com roda 16” e os itens de conforto mais valorizados pelos consumidores brasileiros tais como ar-condicionado, direção-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e regulagem de altura do volante. No exterior, retrovisores e para-choques são pretos.

Pintura metálica = R$ 850,00

Duster Expression 1.6 16V - R$ 53.200
02_Renault_Duster_Expression___Imagem_03
Esta versão, intermediári,a também tem tração 4x2, câmbio mecânico e motor 1.6 16 Hi-Flex. Além disso, vem com airbags duplos, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros e alarme. No exterior, diferencia-se pelas rodas de aço estilizada de 16”, barras no teto e a parte superior dos pára-choques na cor da carroceria.

Pintura metálica = R$ 850,00

Duster Dynamique 1.6 16V (R$ 56.900) e Dynamique 2.0 16V (R$ 60.600)
03_Renault_Duster_Dynamique___Imagem_01
Externamente, chamam atenção as rodas de liga leve (aro 16) e os faróis de neblina. No interior, o volante e a manopla de câmbio são revestidos em couro e o banco traseiro pode ser rebatido (1/3 e 2/3). Entre os itens de conforto estão o computador de bordo, rádio com MP3 e WMA,  e acionamento elétrico dos retrovisores externos. A segurança é reforçada pela presença do sistema de freios ABS. O opcional fica por conta dos bancos em couro.

Pintura metálica = R$ 850,00
Bancos de couro = R$ 1.500,00

Duster Dynamique com câmbio automático - R$ 66.400
03_Renault_Duster_Dynamique___Imagem_08_Interior_cambio_automatico

Apresenta todos os itens da versão Dynamique, com o diferencial de contar com o câmbio automático com opção de troca seqüencial. A tração é 4x2 e o motor, 2.0 16V.

Pintura metálica = R$ 850,00
Bancos de couro = R$ 1.500,00

Duster Dynamique 4x4 - R$ 64.600
04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_04

Com tração integral e motor 2.0 16V. Além do sistema de tração, diferencia-se por ter roda de liga leve na cor preta, máscaras negras nos faróis de neblina, pára-choques com duas tonalidades e monograma com a inscrição 4WD (4x4).

O Renault Duster está disponível no mercado nacional em sete opções de cores: Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Fogo, Branco Glacier, Preto Nacré e Verde Amazônia, desenvolvida pela equipe de profissionais do Renault Design América Latina exclusivamente para o mercado brasileiro e que sintetiza a essência off-road presente no projeto do Renault.

Pintura metálica = R$ 850,00
Bancos de couro = R$ 1.500,00
04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_22

Motores

1.6 16v HiFlex:

115 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm

15,5 mkgf (etanol) @ 3.750 rpm / 15,1 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm

Cidade

10,4 km/l (gasolina) / 7,3 km/l (etanol)

Estrada

10,3 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)

2.0 16v HiFlex:

142 cv (etanol) @ 5.500 rpm / 138 cv (gasolina) @ 5.500 rpm

20,9 mkgf (etanol) @ 3.750 rpm / 19,7 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm

Cidade

Manual

10,3 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)

Automático

9,3 km/l (gasolina) / 6,7 km/l (etanol)

Manual 4x4

10,2 km/l (gasolina) / 7,3 km/l (etanol)

Estrada

14,6 km/l (gasolina) / 10,5 km/l (etanol)

12,6 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)

13,6 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)

04_Renault_Duster_Dynamique_4X4___Imagem_23

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme