Governo ainda estuda redução do IPI de veículos nacionais

FORD BRASIL

FORD KA CLASS

SÃO BERNARDO, JUNHO DE 2011
Antes de aumentar o IPI dos importados, ainda em agosto, uma portaria publicada no Diário Oficial da União previa a a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes nacionais de veículos automotores (carros, caminhões, ônibus e tratores) até julho de 2016. Segundo o jornal Folha o governo ainda trabalha na medida, que visa reaquecer as vendas no mercado automobilístico e aumentar o índice de nacionalização dos carros fabricados por aqui.

Para serem beneficiadas as montadoras terão que cumprir diversas etapas de produção e montagem no Brasil e aumentar os investimentos em pesquisas no País. O jornal aponta que ainda não há data fechada para o anúncio da medida, já que ela não está finalizada pela equipe técnica do governo e ainda depende do aval da presidente Dilma, e assessores apontam que a redução do imposto será gradual, de acordo com o cumprimento de cada etapa de nacionalização feita no Brasil.

O governo ainda estaria preparando uma regra de transição para reduzir o IPI dos importados e beneficiar as montadoras comprometidas com a instalação de fábricas aqui. Vale lembrar que a suspensão da cobrança do IPI 30 pontos percentuais maior que o de nacionais volta a vigorar amanha, e os preços atuais não serão mantidos até 2012.

Fonte | Folha

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme