Fiat está a procura de um terceiro parceiro

Fiat-Panda_2013_800x600_wallpaper_02
Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat Chrysler declarou em Detroit que este ano o mercado europeu ficará estagnado, e que a médio e longo prazo fabricantes que produzam menos de 8k milhões de carros por ano dificilmente conseguirão amortizar o capidal investido na atualização de seus modelos, e isso fará com que a Fiat busque uma nova parcería.

Só o grupo Fiat Chrysler deverá fechar o ano com cerca de 5 milhões de unidades vendidas. Para alcançar suas metas, Marchionne pretende encontrar uma nova fabricante para ser sua parceira até 2013, quando a Chrysler passará a ter ações negociadas na bolsa de valores.

O jornal italiano Corriere della Sera afirmou que a Fiat negociará uma aliança com a francesa PSA Peugeot-Citroën para atingir a meta de vender 6 milhões de veículos já em 2014. Hoje a Fiat compartilha a Ducato com a PSA, o que resulta no Boxer e no Jumper. A Peugeot está aberta para negociar uma aliança com o grupo Fiat-Chrysler, disse o jornal, citando fontes próximas do assunto. No entanto Marchionne negou categoricamente qualquer nova negociação com o grupo francês.

A imprensa europeia aponta a Volvo como uma possibilidade. A fabricante sueca, hoje controlada por chineses, busca um parceiro para desenvolver uma nova família de compactos. Até a Suzuki, com a qual produz o Sedici/SX4 poderia entrar na jogada, dependendo da Volkswagen, que possui ações da Suzuki, mesmo que a fabricante japonesa queira que ela venda suas ações por não querer compartilhar tecnologia.

Fonte | Reuters, Autoblog

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme