Novo Citroën C3 tem preços entre R$ 39.990 e R$ 53.990
Ele chegou! Após quase 10 anos de mercado, o antigo Citroën C3 sairá de cena no final do mês para a chegada de sua segunda geração ao Brasil. Mais espaçoso, moderno e tão interessante quanto sua primeira geração na época de seu lançamento. Ele traz design diferenciado em relação a versão europeia e equipamentos inéditos em seu segmento – uma pena não estarem presentes em todas as versões. Ao menos airbags e ABS estão presentes desde a versão de entrada, Origine, que custa R$ 39.990.
Em geral o C3 mantém seu formato arredondado característico, e chega ao Brasil com grade e para-choque dianteiros diferentes da versão europeia, modificações desenvolvidas no Centro de Produção de Porto Real (RJ). A traseira não tem modificações locais. Nela se destacam as lanternas em formato de bumerangue invertido, que passam a impressão que o carro é maior.
Mas o C3 realmente está maior. Enquanto o entreeixos foi mantido em 2.460 mm, o comprimento passou de 3.850 para 3.944 mm (+94 mm), a largura de 1.667 para 1.708 mm (+ 41 mm) e a altura de 1.519 para 1.521 mm (aumento de 2 mm). O pára-brisa Zenith – de série À partir da versão intermediária - terá amplo destaque na comercialização, aumenta a sensação de espaço e ainda o ângulo de visão em 80° ao avançar sobre o teto, como visto no C4 Picasso.
O interior se vale de painel com design semelhante ao europeu, mas com suas particularidades como as saídas de ar condicionado – superdimensionado para a cabine, segundo a fabricante – redondas. Empregos de novos materiais e de vidros mais espessos contribuem para um melhor conforto acústico do modelo.
Desenvolvido e produzido no Brasil, o novo 1.5 8v Flex é derivado do 1.4 8v, e se caracteriza pelo baixo consumo e eficiência. Sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas, gera 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm e torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, a 3.000 rpm. Mas 86% do torque já aparece aos 2.000 rpm.
Há ainda o 1.6 16v, chamado de 120 Vti Flex Start, que foca no desempenho. Visto no Peugeot 308, gera 122 cv a 5.800 rpm e torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm, graças ao comando de válvulas de admissão variável. O câmbio é manual de 5 marchas ou o automático sequencial de 4 velocidades AT8
Versões, equipamentos e preços
- Origine 1.5 8V – R$ 39.990
Direção elétrica, ar condicionado manual (RF), Air bags dianteiros, freios com ABS + REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, travamento automático das portas, retrovisores motorista e passageiro c/ regulagem elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, banco traseiros bi-partidos, chave principal com PLIP + chave reserva simples, rodas aro 15” com calotas, entre outros.
- Tendance 1.5 8V - R$ 43.990
Origine + faróis de neblina, lanternas Diurnas de LED (DRL), para-brisa Zenith com ocultador manual, porta-luvas com iluminação interna, rádio - CD / MP3 / 6 AF / USB Box + AUX / Bluetooth/Comando satélite na coluna de direção e sistema HIFI-like, vidros traseiros c/ acionamento elétrico, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores na cor da carroceria, Rodas em liga leve 15" modelo TUORLA diamantada, entre outros.
- Exclusive 1.6 16V – MT R$ 49.990 | AT R$ 53.990
Tendance + faróis com acendimento automático foto sensível, retrovisor interno eletrocrômico com guia de três leds, ar condicionado automático (RFTA), bancos dianteiros com apoio de braço (2), limitador e regulador de velocidade, limpadores do pára-brisa dianteiro com acionamento automático (sensor de chuva), maçanetas cromadas, pedais com acabamento em alumínio, ponteira do escapamento cromada, retrovisores cromados, rodas em liga leve 16" modelo OKA com inserto cromado, volante em couro com inserto em metal, entre outros.