S Auto Noble já é vendido no Brasil, e só descobrimos vendo um na rua…

Cover do smart fortwo foi lançado, mas ninguém viu

DSC_0173
A S Auto teve participação tímida na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a ponto de nem ser mais lembrada. Estranhou o nome? Não se preocupe. Na verdade nem é nome de uma fabricante, mas sim da importadora, que vende carros de marcas chinesas como Shuanghuan, Joinway, Landwind e Changhe. Eu só descobri isso após me deparar com um S Auto Noble em um estacionamento Rio de Janeiro…

DSC_0174
Estranho mesmo é que sequer tomamos conhecimento do lançamento da marca no País. Os preços foram divulgados silenciosamente, e partem de cerca de R$ 40 mil com o Noble, um compacto “wanna-be” fortwo, e que, como um Chery QQ, tem motor 1.1 16V de 64 cv de potência e movido a gasolina. Certamente não é condizente com essa faixa de preço, onde há, por exemplo, o Fiat 500.
5doorRVg_101022559
A outra surpresa é que a marca tem apenas um ponto de venda no Brasil, justamente no Rio de Janeiro. A empresa ainda vende outros modelos. Há o Jonway A380, que não é um avião, e sim um SUV muito parecido com o Chery Tiggo, mas oferecido em versões de 3 e 5 portas, com câmbio manual e automático, sempre com motor 2.0 de 135 cv, além do Landwind X8, um SUV maior, mas com o mesmo motor do A380. O mais esquisito é o Changhe Coolcar e+, um pequeno monovolume com motor 1.3 de 95 cv.
Jonway_A380_SUV_3_Doors_1_8L_AT
Isso tudo explica muita coisa, e suscita a velha discussão acerca dos carros chineses. Após o boom dos chineses em 2011, hoje já se percebe quais fabricantes são sérias, como a JAC e a Chery, que terão fábricas no País, e a Lifan, que resolveu recomeçar suas operações no Brasil à frente dos negócios após problemas com o antigo importador. Há outras como Shineray e Effa, que nem sempre são vendidos em concessionárias, mas sim em revendedores.landwind-x8-2010-1
Seus modelos, em geral, são mais baratos que os nacionais e, muitas vezes, assumem uma mesma marca no Brasil sendo fabricadas por outras empresas. É confuso e dificulta o acesso a informações sobre estes carros. A S Auto é uma dessas, mas ainda bastante oculta.
changhe_coolcar
Fotos | Johanns Eller

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme