Novo Gol GTI estreará motor 1.4 TSI Flex

Gol esportivo de verdade ressurge para agradar entusiastas

08_VOLKS_MARKETING
A profusão de concorrentes fortes que surgiram nos últimos dois anos afetaram a moral do Volkswagen Gol, cujo projeto da atual geração data de 2008. Devido a soma de diversos fatores – entre eles o Salão do Automóvel - a fabricante alemã está decidida a recriar o Gol GTI, que marcará a estreia do motor 1.4 TSI Flex, motor este que estará presente no Golf fabricado no Paraná a partir de março de 2015.

05_VOLKS_MARKETING
Nota-se que, ultimamente, a Volkswagen vem optando por lançar novos motores em versões alternativas de carros já existentes, talvez para testar a aceitação do novo motor no mercado. Foi assim com o motor 1.0 de três cilindros, que estreou no Fox Bluemotion meses antes do up!, e agora com o 1.6 16V MSI, que estreia esta semana nos Gol Rallye e Saveiro Cross.

O motor 1.4 TSI em si não é novidade, mas a combinação de turbocompressor com injeção direta com a permissão para abastecer o carro com álcool ou gasolina, sim. Hoje o Ford Fusion 2.0 tem injeção direta e é flex, com bom ganho de potência com álcool, mas o BMW 320i, único no mundo com esta combinação, não consegue ganho de potência com o combustível vegetal.
06_VOLKS_MARKETING
Mas são detalhes que não importam quando 140 cavalos e 25,5 kgfm de torque logo a 1.500 rpm estão ali, passando pelo câmbio manual de seis marchas, apenas para seu bel prazer. Mas com segurança: freios a disco nas quatro rodas, freios ABS com EBD, Start&Stop e controles de tração e estabilidade estarão presentes, assim como rodas de liga leve aro 17”, spoilers, saias laterais e aerofólio e bancos com forração xadrez e costuras vermelhas. Fala-se em 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e máxima de 225 km/h. A versão será baseada na carroceria duas portas e tem tudo para ser mantida na próxima geração do Gol, prevista para 2016.

Veremos a novidade após a Copa, caso o Brasil seja campeão, ou no final de outubro, no Salão do Automóvel, em caso de revés da seleção canarinho. Pena que nunca houve um Gol GTI barato… Mas queremos a opção de cor azul Mônaco!

Mentira de 1° de abril?

Em partes. A Volkswagen realmente trabalha em um novo Gol GTI, porém baseado na próxima geração do modelo, que deverá aparecer em meados de 2016. Ele será baseado na plataforma modular NSF, a mesma de up! e Taigun, e ao que tudo indica contará com todos os equipamentos de segurança citados. Pelo tempo que falta, claro que não estará no Salão, nem mesmo será o primeiro com motor TSI Flex.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme