Video | É assim que a Koenigsegg faz suas rodas de fibra de carbono

Mais resistentes que rodas de alumínio forjado e muito mais leves

image
Atração do Salão de Genebra no mês passado, o Koenigsegg One:1 tem inúmeros atributos que o faz especial, como relação de 1 kg por cavalo de potência (1340 no total), aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 s e de 0 a 200 km/h em menos de 20 s, e por ter todo o seu chassi feito em fibra de carbono. As rodas também são de fibra de carbono, e no video a seguir o fundador e presidente da Koenigsegg, Christian von Koenigsegg, mostra como é a fabricação delas.

As camadas de fibra de carbono são empilhadas em uma espécie de molde de forma totalmente artesanal e depois a peça segue para o forno para se tornar rígida. Depois, basta esperar esfriar para tirar uma roda muito mais resistente que as de alumínio forjadas e que pode ser carregada com um mínimo de esforço.

Qual a graça disso? Além de ser mais resistente a impactos - que tem sua intensidade multiplicada em altíssima velocidade – é mais leve, e isso representa menos massa sendo rotacionada pelo motor. A Koenigsegg foi a primeira fabricante de automóveis a produzir rodas de fibra de carbono, mas como só serão produzidos seis One:1, até que a produção artesanal não é um problema.

Via | WorldCarFans

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme