Movido a hidrogênio, Toyota FCV está pronto para ser vendido

Sedã será o primeiro carro de produção em série movido a hidrogênio

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Pode até não parecer, mas estas são as primeiras imagens da versão de produção do “Fuel Cell Sedan”, vulgarmente conhecido como Toyota FCV. Ele é importante? Claro! Se trata do primeiro carro  de produção em série movido a célula de hidrogénio.

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Com lançamento no Japão previsto para abril de 2015, o modelo custará 7 milhões de ienes, o equivalente a R$ 150 mil, pouco acima dos inflados R$ 120 mil pedidos pelo Prius. Com 4,87m de comprimento, tem formas que lembram o Prius, com linha do teto bastante inclinada para melhorar a aerodinâmica. Mas, em geral, nem parece um carro de produção, com faróis estreitos prolongados por uma faixa preta. Na traseira estão as estranhas lanternas com formato triangular.
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O Fuel Cell utiliza uma versão modificada do sistema híbrido do Prius, no qual o motor a gasolina foi substituído por uma célula de combustível e o tanque foi substituído pelo depósito de hidrogénio sob alta pressão. A pilha de células de combustível, com um tanque de hidrogénio de 70 MPa de alta pressão, rende de 3 kW por litro de hidrogénio. A eletricidade produzida alimenta um motor elétrico de 136 cv.

Na prática a autonomia é de 500km por tanque de hidrogénio. O reabastecimento demora cerca de 3 minutos.
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