Novo Troller T4 fica maior, mais potente e mais caro
Jipe passa a ter freios ABS mas continua sem airbags
![Troller T4 Troller T4](http://lh4.ggpht.com/-Jfmn14tQwDQ/U6wU_C93YfI/AAAAAAAA1Uc/O0Swl3qgE8E/Troller%252520T4%2525203-4%252520Frente_thumb%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800)
O novo Troller T4 começa a ser vendido em meados de agoste e, por isso, a Ford já divulgou mais detalhes sobre o modelo. Algumas informações não surpreendem, como o conjunto mecânico copiado da Ranger, outras sim, como é o caso da ausência de airbag, ainda que agora ele possua freios ABS com EBD.
![Troller T4 Troller T4](http://lh6.ggpht.com/-BxV3j5fWrjI/U6wVCCxxtEI/AAAAAAAA1Us/BHc9sfwLLqs/Troller%252520T4%2525203-4%252520Traseira_thumb%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800)
Reformulado, o jipão cearense conta agora com carroceria produzida em compósito especial misto de aço e fibra de vidro e com estrutura interna tubular, mais resistente e estável. Em contrapartida, adeus à capota retrátil. Duas janelas de vidro surgem no teto como medida paliativa.
O chassi é do tipo retangular fechado e motor e transmissão são os mesmos da Ranger. É a dupla formada pelo 3.2 Duratorq de cinco cilindros com turbo de geometria variável, que gera 200cv de potência e 48kgfm de torque máximo a 1.700rpm e o câmbio é manual de seis marchas com exatamente as mesmas relações da picape.
A picape fabricada na Argentina também empresta seu sistema de tração, com três formas de atuação: 4×2, 4×4 High (acionada até os 120km/h) e 4×4 reduzida. O comando é eletrônico, por meio de seletor no console central e o diferencial traseiro é autoblocante. Os pneus são de uso misto, 70% estrada e 30% off-road.
![Troller-2015-painel Troller-2015-painel](http://lh4.ggpht.com/-BhRHf1FAs1k/U6wVFDYHS-I/AAAAAAAA1U8/ycb5VliFHCE/Troller-2015-painel_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Nas dimensões, o aumento maior está no entreeixos, que passa de 2,41m para 2,58m. O comprimento fica em 4,09m (+15cm), 1,96m de altura (+1cm) e 1,97m de largura (+10cm). O porta-malas está 40L maior, mas com seus 134L continua minúsculo. O peso? 2.140kg.
A grande questão é que a Ford criou o novo T4 com a legislação debaixo do braço, e concluiu que o T4 não é obrigado a ter o equipamento por ser classificado como veículo fora-de-estrada – classificação que se encaixa melhor em caminhões gigantescos usados no transporte de minério. Acusa-se o receio público que usa o modelo para off-road. Se é o caso, porque sai de fábrica com 70/30 e não os 50/50 e 20/80 vendidos como alguns dos 120 acessórios disponíveis? Poderiam ter incluído desativação do dispositivo, como há no Jeep Wrangler, um de seus concorrentes.
O preço é estimado em algo 15% acima dos R$ 96 mil praticados pelo antigo. É algo acima dos R$ 110 mil, provavelmente R$ 113 mil.