Gran Turismo ganha certificado da FIA

Para o futuro estão previstos eventos oficiais no jogo

Gran Turismo certificado (1)

Para quem gosta de corridas e de games, certamente conhece – ou, no mínimo, já ouviu falar – do Gran Turismo 6. O jogo, feito pela Sony, tem mais de mil carros e diversas pistas oficiais, incluindo algumas usadas pelas Fórmula 1 e Fórmula Indy, como Monza, Spa-Francochamps ou Indianápolis. Mas o jogo deu um passo à frente que nenhum game deu até hoje: o reconhecimento oficial da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, o equivalente motorizado da FIFA para o futebol.


Gran Turismo certificado (2)

O jogo tem estreita ligação com o mundo real do automobilismo, tendo desde 2008 o GT Academy, um evento que, em parceria com a Nissan coloca os melhores no jogo para correr em carros de verdade. E foi através disso que um piloto espanhol hoje compete em corridas de verdade e foi um dos primeiros de sua categoria nas 24 horas de Le Mans. E, por essa e por outras, a FIA decidiu tornar as coisas “oficiais”, ainda que, a bem da verdade, o Gran Turismo não seja 100% um simulador, como é dito no game.
gt5_by_pauldavidlett-d47h46p

A Federação inspecionou através de oficiais quatro circuitos reais que existem no jogo e considerou recriações perfeitas das pistas reais, de acordo com os padrões deles. E isso é só o começo. Além de garantir que outros circuitos do jogo serão inspecionados no futuro, a FIA e a Polyphony Digital (subsidiária da Sony que criou o jogo) anunciaram planos de criar um campeonato oficial usando o GT6 (versão mais recente do game) como plataforma, com o intuito de dar aos gamers mais chances de se aproximar do automobilismo profissional. A ideia, por sinal, foi aprovada pelo próprio Jean Todt, presidente da FIA e ex-diretor esportivo da Ferrari de Fórmula 1.

gran-turismo-6-ayrton-senna-lotus-97t-0

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme