Motores de três cilindros com desativação de cilindros estão em desenvolvimento
Sistema deve chegar ao mercado dentro de poucos anos
Fornecedora de componentes automotivos, a Schaeffler divulgou que está trabalhando com o apoio de vários fabricantes de automóveis no desenvolvimento de motores de três cilindros que podem ter um de seus cilindros desativado para economizar combustível. Os testes com protótipos terão início dentro de seis meses e a tecnologia deverá chegar ao mercado dentro de poucos anos.
A tecnologia é antiga em motores grandes, como os V8 HEMI da Chrysler, mas recentemente começou a aparecer em motores menores, como algumas versões do 1.4 TSI do Grupo Volkswagen. estes são capazes de desativar de dois a quatro cilindros, mas no caso dos três cilindros apenas um poderia ser desligado.
O sistema envolveria novos componentes mecânicos, como o da foto acima, e controles eletrônicos capazes de interpretar os momentos nos quais seria vantajoso trabalhar com apenas dois cilindros, como seria o caso de longos trechos de estrada. Ficariam mais caros, mas, segundo o diretor de engenharia de componentes de motores da Schaeffler Bob Zito, em breve esses pequenos motores serão capazes de ultrapassar os 180cv, então compensaria.
Por ora a economia de combustível estimada para o novo sistema é de, no mínimo, 3%, número alcançado, por exemplo, quando se substitui a direção hidráulica por elétrica.