CESVI divulga ranking dos carros com reparo mais em conta

Índice avalia os carros com reparo mais fácil e barato

Ranking do CESVI (1)
Dedicando pesquisas e estudos no ramo da reparação automotiva, o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou a lista dos vencedores do prêmio CAR Group of 2014, ou seja, aqueles modelos cujo custo de reparo é o menor possível.

Ranking do CESVI (2)
Na edição 2014, o prêmio foi dividido, principalmente, entre as montadoras francesas, alemãs e japonesas. A tríade gaulesa (Peugeot, Citroën e Renault, com modelos como 308, C3 Picasso e Sandero Stepway) conquistou o título em cinco categorias. Já as japonesas Toyota e Suzuki conquistaram mais outros três troféus, respectivamente com Etios Sedan e SX4. A Volkswagen sozinha faturou outros três incluindo o up!, que obteve a menor nota entre todas as categorias. Fechando a lista, a Ford (representando os Estados Unidos) completou o quadro de vencedores, tendo tido o melhor desempenho entre os “utilitários esportivos” e “utilitários furgão curto”.

Histórico

O índice CAR Group foi criado em 1997, e compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. O CESVI realiza impactos de baixa velocidade (15 km/h) com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.
Depois da pancada, o carro danificado é levado a uma oficina-modelo, onde a extensão dos danos e a facilidade do reparo, assim como a análise individual das peças são todos estudados. Baseando-se nestes dados é feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. Os carros testados incluem os nacionais, modelos do Mercosul e importados, e o ranking é atualizado mensalmente.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme