Nova Yamaha YZF-R1 põe fim a seis anos de espera

Em nova geração, esportiva aposta em tecnologia

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Até 2008 o mercado de motos superesportivas estava em alta. De dois em dois anos as motos recebiam alguma atualização, e logo aparecia uma nova geração. Mas após a crise econômica o desenvolvimento diminuiu e, em alguns casos, ficou até estagnado. Desde aquela época a Yamaha YZF-R1 mudou pouco e só ganhou três novas séries especiais. A espera parece ter sido recompensada, não só com períodos econômicos melhores, mas também com uma nova geração totalmente revisada, que acaba de ser apresentada no Salão de Milão.

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Logo de cara se nota que a nova rompe com o estilo seguido por 10 anos na R1. Agora há faróis de LED, bem baixos na carenagem, com faixas de leds acima deles e outros leds para luzes de direção nos retrovisores. Completando o estilo, agora as rodas e o subchassi traseiro usam magnésio, e o painel é completamente digital.
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O motor também é novo. Denominado CP4, ele tem quatro cilindros, 16 válvulas e 998 cilindradas. Mais leve e estreito, ele agora tem bielas e válvulas de admissão de titânio, que também é o material de que é feito o escape, além de pistões forjados. Potência e torque não foram informados, mas espere números no mesmo patamar da Ninja H2 (vista nesta edição), na casa dos 200 cv.

Alta tecnologia

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E, como era de se esperar, ela também aposta alto na tecnologia: controles de tração, largada (para aceleração rápida com mínima perda de tração) e empinada (evita o levantamento da frente). Um sistema de medição inercial em seis eixos permite à central perceber como a moto está sendo pilotada, incluindo inclinação lateral e longitudinal e a rotação de ambas as rodas, e os freios são combinados (acionar o dianteiro aciona o traseiro também), onde os dutos do sistema são de aço inox.
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E, para quem quiser ter uma experiência ainda mais próxima da MotoGP, há a versão YZF R1M, que tem itens especiais como carenagem de fibra de carbono, tanque e balança traseira polidos e controle eletrônico de suspensão da marca Öhlins.
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