Yamaha vai produzir o pequeno Motiv

Compacto elétrico foi criado pelo pai do McLaren F1

Yamaha[4]
A Yamaha já pensou em fazer carros, mas no fim das contas só se aventurou com ajustes de motores. Agora a empresa japonesa pode ter seu carro se encarregando de produzir o Motiv, um pequeno elétrico criado por Gordon Murray, o pai do McLaren F1. O lançamento seria em 2019.

Yamaha2[4]

O projeto ainda incluiria a construção de uma nova fábrica na Europa, onde estaria seu maior mercado, antes do Japão e de outros mercados da Ásia.

Totalmente elétrico, o compacto foi apresentado em 2013 como conceito. Tinha autonomia de 160km, com velocidade máxima de 105km/h e ia de 0 a 100 km/h em menos de 15 segundos (parece até propaganda do Fusca na década de 1970). No total, pesa apenas 730 kg, boa parte disso graças ao conceito iStream introduzido por Gordon Murray, que consiste na utilização de estrutura de aço com painéis que também têm função na resistência estrutural.

Passado automotivo da Yamaha
yamaha_ox99-11_10
Nos anos 1960, a Yamaha esteve envolvida no desenvolvimento de um esportivo que foi oferecido, na época, à Nissan, que não aceitou o projeto. Mais tarde, o protótipo se tornou o bem sucedido Toyota 2000GT. Em 1989, a marca iniciou sua breve trajetória na Fórmula 1, que não garantiu grandes vitórias, mas serviu como um know-how que culminou na criação do superesportivo OX99-11, apresentado em 1992. O modelo chegava a 350 km/h no fim da sexta marcha e ia da inércia até 100km/h em 3,2 segundos. Apesar disso, não decolou por uma crise econômica no Japão e apenas três unidades foram produzidas.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme