Este é o novo Chevrolet Camaro 2016

Modelo recebe inédita versão com motor 2.0 turbo

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Nada como a concorrência… Depois da atualização de Ford Mustang e Dodge Challenger, eis que chegou a vez do Chevrolet Camaro mudar. A sexta geração do muscle car combina o estilo retrô com elementos que dão ar futurístico ao modelo. Em busca da eficiência, dois de seus três motores são novos e, destes, um deles é um 2.0 de quatro cilindros turbo. Sinal dos tempos…

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As novidades vão muito além do que se pode ver. A plataforma deste novo Chevrolet Camaro é nova, a Alpha, também utilizada pelo Cadillac ATS. Usa aços mais nobres, que tornam a estrutura mais rígida e leve. Na balança, a dieta garantiu perda de 90kg. De acordo com a General Motors, o novo Camaro é mais confortável de ser guiado do que a geração anterior, que apesar de moderna, passava uma sensação de ser abrutalhada e pesada ao volante.
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Antes disponível apenas na versão especial ZL1, o sistema Magnetic Ride Control agora passa a ser disponibilizado a partir da SS. O assistente monitora a estrada 1.000 vezes por segundo,  ajustando automaticamente os amortecedores para o melhor conforto e controle.

A mecânica atualizada radicalmente. Para chocar menos, começaremos pelo V8. O antigo LS3 sai de cena e entra o LT1, derivado do famoso Small Block que equipou as versões Z28 entre 1970 e 1993, o SS 1996 e que hoje também move o Corvette. É um V8 6.2 com bloco de alumínio que gera 461cv e 64,4kgfm de torque.
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O V6 também foi atualizado. Passa a ser o LGX, geração mais nova do antigo 3.6 e que tem o sistema Active Fuel Management, que desliga dois dos cilindros quando o motor está sob baixa demanda, como em velocidade de cruzeiro. São 340 cv e 39,3 kgfm contra 328 cv e 38,4 kgfm do antecessor.
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Em resposta a Ford, que vende o Mustang com o motor 2.3 Ecoboost, a Chevrolet preparou um 2.0 de quatro cilindros turbo especialmente para o Camaro. Rende 279cv e 40,8 kgfm – mais que o V6, repare. Segundo a Chevrolet, mesmo este “motorzinho” turbinado, garante ao Camaro aceleração de 0 a 100km/h em 6 segundos e consumo médio de 12,8 km/l. É a primeira vez que o Camaro passa a ter a opção de um motor com 4 cilindros desde 1982. Mas nós realmente achamos que seria muito mais legal ver este 2.0 em uma versão esportiva do Cruze Hatch, por exemplo.
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As opções de câmbio são diferentes, de acordo com cada motor. O 2.0 e o V6 usam o mesmo manual de seis marchas Tremec da geração anterior, enquanto no V8 manual há indicador de troca de marcha no tempo certo e o o sistema  Active Rev Match, uma espécie de punta-tacco automático. V6 e V8 têm opção de câmbio automático de oito velocidades.
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O visual segue o padrão retrô moderno, repleto de LEDs nos faróis e no para-choque dianteiro. O modelo ainda passa a ter mais curvas na carroceria, com direito a jogo de sombras nas laterais. A traseira mais ficou mais harmoniosa com lanternas mais finas, aerofólio e quatro saídas de escapamento na versão SS, divididos em dois para cada lado.

chevrolet_camaro_57_1O interior também merece destaque! O painel foi completamente remodelado e agora tem uma enorme tela de central multimídia MyLink – são 8 polegadas – e saídas de ar centrais em uma posição não muito comum: à frente da alavanca de câmbio. O freio de mão passou a ser eletrônico (e não mais ao lado do carona, herança da plataforma do Omega australiano) e uma grande tela de LCD marca presença no painel de instrumentos. chevrolet_camaro_rs_9
O Camaro também ganhou quatro modos de condução, coisa inédita no modelo: Snow/Ice, Tour, Sport e Track, exclusivo para a versão SS.

O novo Camaro 2016 está previsto para chegar às revendas norte-americanas a partir de outubro de 2015. O lançamento por aqui ainda não tem data definida.

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