Entre compactas e médias, Renault Duster Oroch aposta no que o consumidor quer comprar
Picape derivada de SUV tem acerto de carro de passeio


Nem usaram fibra de vidro... A Oroch só é idêntica ao Duster até o final das portas dianteiras. A partir dali a picape tem personalidade própria. As portas traseiras são mais curtas do que no Duster e o entre-eixos foi aumentado de 2,67m para 2,82m, o que libera espaço para a caçamba e evita que a picape fique desproporcional. E a suspensão foi reforçada tanto na dianteira como na traseira, onde usa o conjunto independente multilink, semelhante ao do Duster 4x4.

O sexo dos anjos

Apesar do porte ser equivalente ao das antigas gerações de Ford Ranger e Chevrolet S10, a Oroch está mais pro lado das picapes compactas do que das médias. A caçamba com volume de 683L e a capacidade de carga de 650kg é praticamente a mesma da Strada Cabine Dupla. E vale lembrar que a plataforma do Duster é compartilhada com Sandero e Logan, compactos.
Discutir isso, porém, é como discutir o sexo dos anjos. É como se a Renault realmente estivesse criando um segmento de picape intermediária, que pode ser o que realmente os compradores das picapes compactas procuram nas compactas com cabine dupla: espaço para mais passageiros com algum conforto e uma caçamba para colocar tralha. Neste caso, com a vantagem da posição de dirigir elevada encontrada nos SUVs compactos. É unir o útil ao agradável.
Carro de passeio com caçamba

Quem se senta ao volante da Duster Oroch se sente em um Duster e com razão, pois nada muda: a posição de dirigir esquisita, que exige braços esticados ou pernas flexionadas e os pedais mal posicionados (a embreagem é alta e o acelerador, recuado) estão lá. Quadro de instrumentos, painel e acabamento simples e com algumas rebarbas visíveis não escondem o DNA do carro.
Mas ligue o carro e ande, faça uma curva. É outro carro... Dinamicamente a Duster Oroch chega a ser melhor do que o Duster 4x4 (que usa a mesma suspensão) e qualquer outra picape. A suspensão traseira multilink está bem calibrada e tem bom curso.

Motores com outro tempero

Fazer curvas em alta velocidade é algo mais fácil para a versão Dynamique com motor 2.0 16v. Com os mesmos 148cv a 5.750rpm e 20,9kgfm de torque a 4.000rpm, é ajudado pelo câmbio manual de seis marchas com diferencial 7% mais curto e pelo peso: são 1.346 kg, 70kg a mais que o Duster Dynamique 2.0 4x2, porém 10kg mais leve que o 4x4. O resultado são saídas mais vigorosas, mas não espere muito fôlego depois da quarta marcha, quando passa a privilegiar os giros baixos. A Renault anuncia 0 a 100km/h em 9,7s.
Com o motor 1.6 16v de 115cv a 5.750rpm e 15,9kgfm de torque a 3.750rpm, porém, a situação muda. O mundo parece passar mais devagar. A Oroch demora a embalar e parece que falta um pouco mais de fôlego do motor. Não é nada absurdo, mas dá vantagem às concorrentes compactas e serve de convite para levar para casa a versão 2.0. O 0 A 100km/h é feito em 13,2s.
Equipamentos e preços

Em matéria de preços, a Oroch é atraente. A versão de entrada é a Expression 1.6, que parte dos R$ 62.290, e tem de série, tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme, banco com regulagem de altura, CD Player com USB e Bluetooth, protetor de caçamba e rodas de alumínio. Para efeito de comparação, a Strada Working 1.4 Cabine Dupla parte dos R$ 52.210 e passa a R$ 67.110 na Adventure 1.8. Já a Saveiro Cabine Dupla custa R$ 61.690 na versão Rock In Rio - a única disponível no configurador da Volks, devido a alguma manutenção.
Já a versão Dynamique (R$ 66.790 para o 1.6 e R$ 70.790 para o 2.0) tem de série todos os itens da Expression e ainda o sistema Media NAV Evolution, computador de bordo, faróis de neblina, volante de couro, pneus de uso misto, rodas de liga leve aro 16” na cor cinza escuro. O revestimento dos bancos em couro é opcional de R$ 1.700.

