Pergunta da Semana – Fora de estrada: É hora de brincar na lama!

Tração 4x4, suspensão elevada... você usa seu carro no off-road?

IMG_8521[15] Enquanto São Pedro abençoa o sudeste brasiliano com um sol de rachar mamona, nós falaremos de lama, barro, barrancos que caem e as delícias de se brincar em terrenos fora de estrada. Sim, também dá para brincar no ambiente seco. Mas convenhamos: quando mais úmido, mais legal se torna. Slippery when wet!
autowp.ru_land_rover_discovery_4_expedition_vehicle_13

Bom, é verdade que o prazer de alguns é a derrota de outros. Estradas sem pavimento (ou mesmo a falta de estradas!) são prejudiciais para a logística, e torna o simples ato de se locomover nos rincões de nosso país uma atitude hercúlea. Não é legal fazer rali enquanto se leva a avó no médico, os filhos na escola, e mesmo não é o seu 1.0 o veículo mais adequado a tal. Por esse prisma, ser proprietário de veículos altos e com tração nas quatro rodas não é um luxo. É mesmo uma questão de necessidade.


autowp.ru_toyota_land_cruiser_80_vx_3Mas, exceção feita a esse doloroso panorama, analisemos pelo outro lado da moeda. No Nordeste, os felizardos jipeiros desfilam suas máquinas nas dunas, areais e toda sorte de cenários deslumbrantes a beira-mar. No Norte e Centro-Oeste, incursões em meio à mata virgem dão tônica à aventura, com obstáculos imprevisíveis pela simples falta de previsão do que vem à frente: a mata é cruel e não permite antever muita coisa. Já aqui no Sul e Sudeste, a brincadeira é outra: relevo complicado e tudo o que vem ao redor. A mata, a umidade, o solo. Tudo isso é tempero para a aventura. Em todos eles, uma só certeza: como é bom andar no fora-de-estrada.

Respondendo por mim, e pelo que vi, digo com propriedade que isso é bom pra carvalho. Um bom veículo com tração integral, boa altura em relação ao solo, ângulos de ataque e saída coerentes. Um planejamento, uma galera e a falta da certeza de que tudo dará certo. Se a chuva abençoar, as dificuldades crescem em razão exponencial. Uma velha canção rock ‘n roll, o degrau na trilha que parece intransponível (e você sobe), a adrenalina e a força da rapaziada. A cara suja e a comemoração ao final. Sim, amigos: isso é muito bom!
autowp.ru_jeep_wrangler_sport_uk-spec_37

Se gasta gasolina, uma conta imensa de oficina para reparos e preparações, o sábado por vezes vai completamente embora, poluentes são liberados na atmosfera. Mas o sorriso, a possibilidade de se divertir com a família junto, o contato com a natureza (como é bom!), a adrenalina trazida à tona pela sua pilotagem. Na minha balança, os bônus superam os ônus. Largamente.

E você, meu caro e sujo leitor. Você é jipeiro, tem o bicho do fora de estrada dentro de si, tem poeira no sangue? Tem tesão pelo off-road ou considera coisa besta, para idiotas? Tem experiências positivas ou negativas? Vamos, compartilhe conosco logo abaixo!
  autowp.ru_nissan_patrol_adventurer_60_1

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme