Dilma quer saber mais sobre o lucro das fabricantes no Brasil

IMG_3091
Em outubro do ano passado Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Ministério da Fazenda que investigasse a suspeita de lucro abusivo das montadoras instaladas no Brasil, e o resultado deveria ter saído em até 180 dias. Não sei no que deu isso, mas a presidente Dilma Rousseff quer que as montadoras de veículos no país abram as contas e divulguem suas margens de lucro, segundo reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste domingo (27).

O jornal aponta que o governo tem dado incentivos ao setor "no escuro", como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), sem saber exatamente real situação financeira das companhias. Acredita-se que, além dos impostos, os lucros dessas empresas também contribuem para o alto custo dos carros no país. Segundo pesquisas apontadas por Folha, o lucro das montadoras no Brasil chega a ser o dobro da média no resto do mundo.

Por lei, as montadoras não precisam divulgar seus balanços, pois são - em sua maioria - empresas de capital fechado. Mas não é necessário lembrar que durante a crise financeira mundial, entre 2008 e 2009, as montadoras tiveram grandes prejuízos no exterior, enquanto suas filiais no Brasil obtiveram lucro, enviados diretamente para suas matrizes.

Procurada, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não quis se pronunciar sobre o assunto.

Fonte | Folha de S.Paulo

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme