Michelin lança 5 novos pneus para motocicletas

Por Thiago Ramos, de Piracicaba (SP)

603861_139732642885956_2074424174_n
A Michelin está fazendo este mês seu maior lançamento de pneus para o segmento motociclístico na América do Sul ao introduzir cinco novas gamas de pneus no mercado brasileiro, prometendo revolucionar seus respectivos segmentos. O Novidades Automotivas teve a oportunidade de conhecer os pneus de perto e pôr à prova seu desempenho.

603992_139732606219293_562489743_n
Os novos pneus são: Pilot Street Radial, Pilot Street, Power Supersport, Pilot Power 3 e Anakee III. Todas os cinco tem suas estruturas baseadas no conceito denominado "Michelin Total Performance". O projeto consiste em elevar os índices pontuais de segurança, durabilidade e prazer em pilotar - todos alinhados com o desempenho, segundo o Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin, Rogério Cortes.

A Michelin afirma que não há vantagens em conseguir um produto onde o aumento de durabilidade existe, mas ligado a algum tipo de perda de performance, por exemplo. Segundo a fabricante francesa, o "Total Performance" comporta-se como uma espécie de estrutura piramidal onde os 3 itens - segurança, durabilidade e prazer na pilotagem - são os vértices, e a performance estivesse no centro.

O Michelin Pilot Street Radial foi desenvolvido objetivo definido: Fazer parte de Kawasaki Ninja 300, Honda CBR 250R e Honda CB 300R. A inovação foi trazer a tecnologia radial para as motos de médias cilindradas, o que apenas acontecia para as motocicletas de grande porte.  O aumento de durabilidade foi aferido em 30%, em comparação com seu concorrente no mercado.

Já os pneus Michelin Pilot Street nasceram visando as motocicletas urbanas de baixa cilindradas. O principal diferencial foi nova tecnologia de composto de borracha, que oferece maior aderência nas curvas, o que proporciona maior segurança e durabilidade. As camadas de revestimento com poliéster HMLS garantem mais força na frenagem e flexibidade na absorção de impactos, tornando a viagem mais confortável para o piloto.

As motos de grande cilindradas têm à sua disposição o Michelin Power Supersport. Estes pneus foram criados com o intuito de serem usados metade do tempo em circuitos fechados, e outra metade em estradas. A aderência foi incrivelmente melhorada. Estudos foram realizados para que ocorresse maior desempenho e segurança em fortes acelerações nas saídas de curvas.

Já o Michelin Pilot Power 3 assemelha-se bastante ao Supersport, contudo, seu foco é as estradas e circuitos urbanos. Nesse composto também faz-se presente a tecnologia 2CT+ para o pneu traseiro. A mesma, que é utilizada na gama Supersport, confere maior durabilidade e aderência.

As preocupações dos 'big trails' se reduzem com Anakee III. Após estudos sobre as utilizações dessa categoria em centros urbanos, a Michelin proporcionou um pneu onde o objetivo destina-se basicamente ao asfalto. Entretanto, não exclui a possibilidade de um passeio off-road eventualmente. Este pneu está presente em 80% das unidades da BMW R1200 GS 2013, aponta a Michelin.

A Michelin aponta que suas afirmações de superioridade de seus novos pneus são comprovados por testes do Instituto Mauá de Tecnologia e da DEKRA. O preços dos pneus ainda não estão disponíveis, mas estima-se que serão 5% superiores aos de seus antecessores.

O Novidades Automotivas teve a oportunidade de pôr à prova estes novos pneus e esta experiência será contada mais a diante.
548333_139732852885935_405408882_n

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme