Calendário Pirelli completa 50 anos

Edição de 2014 usará sessão de fotos de 1986, porém inédita

CALENDARIO_P_GABBIE_MASTER_01.indd
O famoso Calendário Pirelli, disputado a tapa por todos que podem acesso ao mesmo, está completando 50 anos com o lançamento da edição 2014. Curiosamente, não foi produzido um novo calendário para o ano que vem. Desta vez a Pirelli optou por lançar um dos “Calendário Pirelli de 1986” inédito, realizado por Helmut Newton que, até o momento,estava guardado no arquivo histórico da empresa. Para explicar o motivo é necessário falar um pouco da história do calendário – e mostrar as fotos mais marcantes, por que não?

CALENDARIO_P_GABBIE_MASTER_01.inddO Calendário Pirelli surgiu em 1964 como ação de marketing da divisão britânica da Pirelli, numa tentativa de se destacar em meio a suas concorrentes. Virou tradição. Até que em meados da década de 80 a Pirelli Itália decidiu trazer para si o calendário. Terminou que a divisão italiana e a britânica trabalhavam paralelamente em seus próprios calendários, se ignorando.

Os ingleses confiaram seu trabalho ao fotógrafo americano Bert Stern, o homem que retratou Marylin Monroe vestida em um véu. A Pirelli Itália, por sua vez, contrata Helmut Newton. O fotógrafo alemão já era uma celebridade por quebrar uma série de tabus na fotografia. Enfim, para representar o ano de 1986, o trabalho de Stern foi escolhido. Newton teve de abandonar o set por conta de problemas familiares. O Calendário por ele concebido foi então arquivado como uma preciosa “joia de família”, na expectativa de melhor ocasião para fazê- la brilhar com luz própria.

O momento escolhido para a divulgação foi este, dos 50 anos do calendário. Por feliz coincidência, tanto em 1986, como em 2014 os dias da semana coincidem de primeiro de janeiro a 31 de dezembro.

A seguir você confere galeria com as 128 imagens mais marcantes destes 50 anos:

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme