Fiat Novo Uno 2015 tem preços partindo dos R$ 30.990 [170 fotos]

Design até muda, mas os novos equipamentos são mais importantes

novo_uno_002(2)
Em quatro anos de mercado o Fiat Uno viu a despedida de seu antecessor e mentor, o Uno Mille, e também a chegada de novos concorrentes. É chegada a hora de ele superar a saudade e se preparar para encarar novos desafios, e isso significa incorporar não apenas um novo design mas também novas tecnologias e equipamentos. Agora há cinto de três pontos para todos, câmbio Dualogic Plus e até sistema Start&Stop!

uno_evolution_019
uno_sporting_013O visual é até a parte menos importante, porque não foge muito do original. Enquanto nada muda para as versões Vivace (que compartilharão a cara velha com o Fiorino), os demais estreiam faróis mais estreitos e compridos, novo para-choque dianteiro, com faróis de neblina em posição mais elevada e tomada de ar inferior menor, graças às nova tomada de ar central dividida em três. Mas isso não vale para o Sportng, que tem peça própria.  A grade falsa, onde ficam os três quadradinhos clássicos do Uno, agora ou não é pintada, ou é pintada em preto brilhante (pra que?!). Curioso é que o Uno Way passa a ter os para-choques pintados.uno_evolution_003
Na traseira a novidade fica por conta das lanternas com elementos internos quadriculados – lembra do “round square”, tão difundido há quatro anos? - e do para-choque, com a placa posicionada em uma peça com os refletores.
uno_way_019
É no interior onde estão as alterações mais notáveis. O acabamento e as linhas parecem ter recebido maior atenção por parte da Fiat, e alguns elementos podem acompanhar a cor da carroceria em determinadas versões. De frente para o motorista está um novo quadro de instrumentos com telinha de 3,5” colorida e de alta resolução ao centro e o novo volante, com botões emprestados pela Chrysler.
uno_attractive_012
uno_sporting_028O console central ficou mais alto, e as saídas de ar condicionado foram para o canto, abrindo espaço para botões e para o novo rádio, com Bluetooth e conexões AUX e USB perto do câmbio, mas sem tela sensível ao toque e GPS. Há câmera de ré, mas a exibição das imagens fica em telinha no retrovisor interno e também vale notar que agora há vidros elétricos nas quatro portas com acionamento nas próprias portas e não mais no painel. Os retrovisores externos também são elétricos com função Tilt Down,´e há até sensor de estacionamento traseiro entre os opcionais.
uno_evolution_personaliza¿¿o_interna_008

Tecnologia

uno_evolution_027Pela primeira vez em um carro nacional, o sistema Start&Stop é de série no Uno Evolution 1.4 (versão que substitui o antigo Economy 1.4). A Fiat garante uma redução de até 20% no consumo de combustível com este sistema que desliga o motor. Basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para religar imediatamente. É em longas paradas que o sistema faz diferença. No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos (ou 60 com o ar-condicionado ligado), o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).
uno_sporting_034
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. E para ele existir, há alterações na parte elétrica:  o alternador é mais potente, de 120 ampères, o motor de arranque que aguenta até 340 mil ciclos (seis vezes mais que o convencional) e a bateria é capaz de regenerar sua carga mais rápido.
uno_way_027
uno_sporting_033Outra novidade é o câmbio Dualogic Plus, disponível apenas para os Uno Way 1.4 e Sporting 1.4. Só que neles o câmbio é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente. Isso lembra os esportivos da Abarth, mas na prática pode ser mais conveniente do que a alavanca. 

Também atualizaram a rede CANbus, cuja velocidade foi ampliada de 11 Bits para 29 Bits. Isso permite a presença de novas funções, como a chave de seta com a função Lane Change, sistema que faz piscar as luzes de freio em paradas de emergência e o display LCD de 3,5 polegadas nos instrumentos. Nas versões mais básicas ele traz indicações como, por exemplo, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4), apresenta várias outras informações, como Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas e, inclusive, o número de horas de funcionamento do motor.

Conforto e segurança

uno_sporting_023
Em termos de conforto e segurança, o Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. O banco traseiro ainda recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).uno_evolution_017
A suspensão passou por ajustes que reduzem em aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhora até 20% o índice de articulação no interior do veículo. Isso foi obtido com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apoia o coxim, que é totalmente novo, passando de um coxim radial para um coxim prismático. Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo. Melhora em termos de conforto interno e acústico se deu por isso.

Versões, equipamentos e preços

O Novo Uno 2015 apresenta-se sete versões, sendo que duas, Vivace 1.0 2p (R$ 26.370) e Vivace 1.0 4p (R$ 28.500) não mudam absolutamente nada.

Não há alterações nos motores. O 1.0 EVO gera 73cv na gasolina e 75cv com álcool, e o torque máximo é de 9,9kgfm; já o motor 1.4 EVO gera 85cv com gasolina e 88cv com álcool. O torque máximo é de 12,5kgfm.

Novo Uno Attractive 1.0 - R$ 30.990

uno_attractive_008

Versão mais acessível com novidades já conta com: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.
 uno_attractive_010
Opcionais: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.

Novo Uno Way 1.0 – R$ 31.490

uno_way_006

uno_way_021Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way. Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.

Novo Uno Way 1.4 – R$ 34.990

uno_way_011

uno_way_031Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Novo Uno Evolution 1.4 - R$ 34.990

uno_evolution_002

uno_evolution_005Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Chega equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.

Novo Uno Sporting 1.4 – R$ 36.650

uno_sporting_005

uno_sporting_017A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também  para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.uno_sporting_007

Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:

Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
uno_sporting_025
Kit Dark&Grey –
para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.

A gama de cores é composta por: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme