Carros nacionais são seguros, diz Anfavea

Para a associação o problema é imprudência e vias em mal estado

crash-test-frontal-do-renault-sandero-sem-airbags-1352836526336_615x300
Artigo da Associated Press publicado no último final de semana correu o mundo mostrando que carros fabricados no Brasil tem qualidade inferior aos similares vendidos em outros países (quando aplicável) e são menos seguros que carros europeus ou norte-americanos. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou uma nota em resposta à matéria da agência.

Representando as fabricantes instaladas no Brasil, a associação declarou que carros fabricados por aqui são seguros e atendem aos padrões de segurança definido pelo Contran – o que não é lá grandes coisas. Ainda afirmou que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência, consumo de álcool, má conservação dos automóveis e condições precárias das vias.

Confira, na íntegra, a nota:

“A indústria automobilística brasileira tem uma longa experiência na produção de veículos. São quase 60 anos no aperfeiçoamento dos sistemas de fabricação e melhoria de qualidade e segurança. Lamentável, portanto, quaisquer correlações entre o número de vitimas no trânsito com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no Brasil.

Existem vários fatores que influenciam nos acidentes, desde condições das estradas, inabilidade dos motoristas – provocada muitas vezes pelo consumo de álcool, psicotrópicos ou mesmo cansaço excessivo – além da precariedade do estado de conservação dos próprios veículos – pneus desgastados, falta de manutenção, iluminação deficiente, afora eventuais desrespeitos à sinalização de trânsito.

A realidade é que muitos ocupantes são salvos exatamente pela boa qualidade dos veículos produzidos no País, com a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran. Mais ainda: a indústria cumpre todas as prescrições de segurança regulamentadas pelos órgãos de governo e atestadas por ensaios realizados conforme procedimentos normatizados e auditáveis.

As normas e sistemas produtivos existentes no Brasil são os mesmos adotados pelos mais avançados centros produtivos. Como a maioria das plataformas são mundiais, as especificações são idênticas e os cuidados com a produção são os mesmos. Quando existem alterações, na denominada tropicalização dos produtos, são para deixar os veículos ainda mais robustos e seguros para as respectivas aplicações.

O alto estágio da engenharia automotiva nacional tem permitido que as montadoras brasileiras hoje desenvolvam modelos para os mercados mais exigentes, como tem assegurado que a qualidade construtiva dos produtos aqui feitos sejam iguais ou até melhores do que os produzidos em qualquer outro país, ressalta Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea”.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme