BMW cria garagem sustentável para a linha “i”

Painéis solares fariam a própria garagem recarregar o carro

BMW-i8-Carport-4
Jeremy Clarkson talvez esteja sorrindo nesse momento. Os carros elétricos, de fato, estão longe de se sobreporem às funcionalidades de qualquer carro movido por um combustível fóssil, orgânico ou vegetal. As baterias, mesmo com a produção em escala de veículos elétricos, ainda não atingiram autonomias satisfatórias. Tendo isso em vista, a BMW apresentou uma proposta paliativa um tanto quanto engenhosa: uma garagem formada com painéis solares. O projeto engloba os modelos i3 (elétrico) e i8 (híbrido)

Denominada Solar Carpot, a cobertura tem sua estrutura formada por bambu, cujo crescimento acelerado permite uma utilização sustentável. A ideia é que o sistema carregue as baterias do carro com energia solar convertida em eletricidade, economizando gastos e, caso haja uma produção além do necessário, a energia pode ser transferida para o uso doméstico. O I8 híbrido plug-in tem autonomia de cerca de 37 quilômetros no modo elétrico.

O projeto, que foi apresentado junto do lançamento do i8 para a imprensa, se adequa apenas para quem vive em casas com um espaço considerável. Moradores de apartamentos estão fora de questão. Evidentemente, a ideia tem caráter meramente conceitual – ao menos por enquanto, pois a BMW não mencionou qualquer projeção de venda no futuro.

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme