Prazer, eu sou a Fiat Toro
Picape chega às lojas no início de 2016
Apenas um dia depois de aparecer em teaser, a picape Fiat Toro aparece em novas fotos compartilhadas nas redes sociais. As fotos foram feitas dentro da linha de produção em Pernambuco e mostram com clareza as linhas da picape que promete concorrer com a Renault Duster Oroch, lançada esta semana por R$ 62.290.A unidade das fotos parece ser de uma das versões mais básicas da Toro, sem os faróis de neblina vistos nas fotos de poucos dias atrás. O para-choque também fica devendo proteção em metal na parte superior e frisos cromados na grande tomada de ar que interliga os faróis. Acima deles estão luzes diurnas que, segundo fontes, terão LEDs. Os pneus estreitos são, no mínimo, estranhos.
Na traseira, as lanternas com prolongamento para as laterais lembram a Strada, mas o que realmente chama atenção é a abertura da caçamba: a tampa é dividida e se abre para os lados, como num Lincoln Blackwood ou numa geladeira double side. O mecanismo de abertura está escondido no grande logotipo, que ocupa bastante espaço numa traseira tão vazia. Aparentemente a caçamba é mais alta e curta do que a da Oroch, mas fontes falam um sistema de prolongamento de caçamba interessante, mas que será opcional.
Nas palavras da Fiat, a Toro é uma Sport Utility Pick-ups (SUP), uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV. A plataforma tem partes do Jeep Renegade e de outro Jeep maior que será lançado também em 2016 para substituir o Compass. A suspensão traseira será do tipo dual link na traseira e a capacidade de carga chegará a 1 tonelada na versão diesel.
Só que o carro branco certamente usa o 1.8 E.torQ Evo em configuração mais potente que a do Renegade. Passa de 132cv para 138cv, enquanto o torque será aumentado dos 19,1kgfm para 20kgfm, mas usará apenas câmbio automático de seis marchas. Motor diesel é o 2.0 Multijet de 170cv, junto dos câmbios manual de cinco marchas e automáticos de seis e nove velocidades. Como no Jeep, todas as versões diesel terão tração 4x4.
E os preços devem começar em cerca de R$ 75 mil e passar dos R$ 120 mil, próximos do cobrado pelo Renegade. Porém, a picape não terá acabamento tão refinado. O painel não será emborrachado como no Jeep e o freio de estacionamento não será eletrônico, mas acionado pela alavanca tradicional.